segunda-feira, fevereiro 13, 2006

"Todos sabiam desta minha batalha, já que nunca a escondi."
Ao ler as palavras da Rita, fiquei a pensar ... apesar de partilhar aqui no blog o meu problema, são poucas as pessoas "reais" que o sabem, poucas, poucas também não, são umas 15.
Na familia só sabem os meus pais e as minhas irmãs, da familia do meu marido não sabe ninguém. E fiquei a pensar no porquê. Acabo sempre por me sujeitar a ouvir repetidas vezes, " então e quando é que têm um filho? ", mas acho que prefiro isso a um olhar de pena, a uma compaixão parva, a receber respostas idiotas. Só hoje tomei consciência ao ler o texto da Rita, que sou eu a primeira pessoa a fazer descriminação de mim própria, não sei se vou conseguir mudar, não sei se o meu marido o quer fazer, mas pelo menos sei, sei que também eu olho para mim de uma maneira diferente, diferente de à um ano, porque antes não tinha filhos, mas agora não os posso ter, e inevitávelmente isso mudou a minha vida. Não mudou o amor pelo meu marido, apenas solidificou, não mudou o amor dos meus pais por mim, apenas aumentou a preocupação, o sofrimento, não mudou o amor das minhas irmãs, apenas serviu para me verem como uma pessoa corajosa, não mudaram os amigos, confirmei apenas que posso sempre contar com a amizade, e no fim se eu conseguir a minha filha, ou os gémeos por quem estas manas e amigas tanto anseiam, até mais que eu (para mim só um chega e fecha a loja), isto tudo vai ter valido a pena. E vou saber exactamente quem sou e do que sou capaz, sempre com um sorriso na cara (menos na 1.ª hora da manhã) , e alegria no coração.

24 comentários:

Rita disse...

:)

obrigada pela visita! Volta sempre que quiseres, fica à vontade!

beijinho

39 disse...

Tânia, diz-me, não te sabe bem falares sobre isto assim? livremente, sem receios? Quando eu descobri que o renan sofria de Oligoespermia (foi este o primeiro diagnóstico que recebemos e soubemos poucos meses após nos termos casado. Só depois se descobriu a falência ovárica) calhou de termos uma reunião de condomínio. Somos poucos e por isso todos nos conhecemos bem. Comecei por aí. Contei logo nesse dia que iamos dar inicio a uma longa jornada para conseguirmos um filho. Sei que posso cair no outro extremo, mas sou assim, jáninguém me muda. Já ninguém me cala a boca. igualmente, esqueço rapidamente as reacções menos positivas e guardo com carinho as inúmeras manifestações de apoio. O povo açoriano, pelo menos o micaelense, é muito, muito reservado. Eu sou uma ave rara para esta gente, por me expor assim, mas sinto que ao longo destes 5 anos as pessoas que se cruzam comigo começam a achar mais natural estas minhas conversas. Sou definitivamente muito, muito divertida e aproveito para passar estas ideias relatando cenas reais mas cómicas, com algum teatro (porque eu gesticulo muito, recrio as situações com mil pormenores como se estivesse a apresentar uma peça cómica e consigo provocar o riso no outro... enfim!). Como já percebeste não gosto de ambientes pesados, em ocasião alguma. A minha experiência diz-me que são mais as pessoas que ficam constrangidas com o facto de eu falar na minha doença, do que as que reagem mal proferindo frases maldosas. Mas claro, como sempre dou a cara volta e meia vem uma pessoa menos sensivel e diz algo que me magoa muito... mas nunca deixei que esse momento menos bom estragasse o meu respeito que tinha por ela. Sempre tento perceber o lado do outro e realmente o tabu não é só nosso é dos outros também. Essa minha colega de que vos falei no post já rezou por mim... mas no inicio reagia estupidamente. Falta de hábito, falta de sensibilidade, foi isso o que lhe aconteceu. No meu tratamento do ano passado ela foi a uma igreja pedir por nós. Algo mudou, não achas? Mas se eu nunca expusesse este problema ela nunca teria esta evolução. Hoje ela sente-se bem do meu lado. E eu também vivo bem comiga mesma e tento viver igualmente bem com todos.
Ia dizer mais qualquer coisa mas agora esqueci-me! risos
Ah... no meu serviço só eu falava nisto, aos poucos veio mais uma e depois mais outra e mais outra. Por mais pequeno que seja o meu passo, a realidade mostra que vale sempre a pena. Pelo menos consegui outras pessoas a falarem dos seus medos.

Um beijinho.

Estrela do mar disse...

...Tãnia...penso que te deves sentir bem melhor depois de teres partilhado o que acabaste de escrever...pena é que ainda se viva numa sociedade onde muitos ainda fazem disso um tabu...bem haja pelo teu post @miga...


Jinhosssssssss

Clara disse...

Amiga, às vezes a gente nem quer acreditar nas coisas que nos acontecem.

Enquanto não o fizermos, não estaremos bem connosco mesmo - nem é a pensar nos outros.

E isso serviu-me de lição muitas vezes.

beijocas

Miragem disse...

Deixaste-me sem palavras... :)

Anónimo disse...

Um Beijinho mto grande e um Feliz Dia, hoje e sempre.

Ana disse...

As vezes desabafar faz bem, não escondas o que sentes, não o guardes para ti.

Uma joquinha enorme e feliz dia

Carla O. disse...

A Rita tem razão... e por vezes, desabafar faz bem e lava a alma. Embora tb perceba que vejas como um assunto que só a vós diz respeito.
Um dos casais mais próximos de nós descobriu, ao fim de 1 ano e tal, que não podiam ter filhos. Quando eu engravidei eles ficaram felizes por nós e eu, interiormente, sentia por eles a dor de não podermos fazer esta caminhada juntos.
Há 3 anos eles decidiram adoptar e receberam uma bebé linda :). Hoje compartilhamos o nosso sonho.
Tudo isto para te dizer que a esperança é sempre a última a morrer, seja qual for o caminho ou a solução. :)
Um beijo muito grande!
Carla e piscos

Jolie disse...

Olha pois eu acho que deves ir desabafando... quer aqui, quer connosco, quer com quem te sintas à vontade para isso!

Uma beijoca e toca a absorver toda a energia positiva que consigas para que esse bebé (menino ou menina, tanto faz!) ou bebés cheguem em breve!

kikas disse...

Eu voto nos gémeos, e acho que esta caminhada vai dar muitos bons frutos :-)
Acho que não podes ser a primeira a achar-te diferente por não conseguires engravidar, mas também estou contigo em não divulgar a determinadas pessoas que não interessam nada...há certas coisas que só acontecem a determinados casais e por alguma razão será, certo?
Tens apenas de ter calma, e saberes esperar pois esse dia com certeza que está proximo :-)
beijocas
kikas

Piquinota disse...

Fiquei arrepiada com as tuas palavras... Desabafar deve ajudar, mas começo a compreender que isso nem sempre seja o mais fácil e adequado nestas situações.
Obrigada por partilhares connosco!
Um jinho alemão!

Margarida Atheling disse...

Eu, às vezes, também calo aquilo que me dói mais. Mas percebi, e percebi com o blog, que não há nada melhor do que falar, falar livremente, deitar cá para fora o que sentimos, o que nos custa e o que nos alegra.
E, um destes dias, vais conseguir o que tanto mereces! :)

Muitos beijinhos

Mamã disse...

Fazes muito bem em expor os teus sentimentos. Ninguém, mas ninguém tem o direito de discriminar. Tenho a certeza que se estivers bem contigo mesma, o resto do mundo também estará.

Vais ver que não tardam os bebés!

Muitas beijocas!

Anónimo disse...

Não tenho palavras, mas gostava que todas conseguissem a sua estrelinha!
Falar faz sempre bem, não é?
Bjs

a_mais_fofa disse...

É sempre melhor partilhar:
a alegria para fazer mais gente feliz, a tristeza porque dividida dói menos a cada um.

*a_mais_fofa*

Mamã artesã disse...

Por vezes é mesmo bom falarmos dos nossos problemas: parece que ficam menos reais.
Olha, esta manhã ouvi falar na RTP1 no facto de não haver legislação sobre a PMA. É capaz de dar nas notícias da hora do almoço e também à noite. Embora não seja um assunto que me toque pessoalmente, mas toca a pessoas de quem gosto, pessoas essas que conheci nos blogs e que são mulheres maravilhosas.
Joquinhas
Sofia

Vilma disse...

Entendo-te muito bem! Olha, gostei desta tua partilha... acho que um dia vou ter a coragem de fazer o mesmo! :))

Night disse...

Ao partilhares já demonstras a força e coragem que tens, logo logo terás uma alegria, não desanimes, beijinhos*

Anónimo disse...

o partilhar dá para desabafar.
não desanimes que há-des conseguir.
jocas
vera

Musa disse...

É isso mesmo, amiga...
Termos um fardo tão grande e ainda por cima andarmos a escondê-lo pode ser demasiado...
Espero que encontres o que é melhor para ti.
Beijinhos grandes,
Musa

Clara disse...

amiguita, só p deixar 1 beijinho - o blog não fechou, mas sim o endereço: vai pelo profile e continuas a ler-me ;) actualiza só o nome nos links, ok?

Anónimo disse...

A mana não tem dúvida de que vais conseguir...tens ideia de quantas mulheres passam no consultorio com problemas semelhantes???Mulheres com 40 anos q querem ter o 1º filho e que descobrem q n podem??? Ainda so tens 25 e uma vida inteira pela frente. Não vamos desistir...Pode demorar o tempo que demorar, o que importa é q tenhas saúde e qdo nascerem os meus sobrinhos que venham tambem com saude. Estamos "em pulgas" para saber novidades. E se não me deres sobrinhos... Não tem problema continuas a ser a minha mana piriri que eu adoro. Beijinho grandeeeeeeeeeeee

Mamuska disse...

Faz sempre bem desabafarmos! Guardarmos as coisas para nós só nos faz pior! Força! :)
Beijosss

Ana Luísa disse...

Se agora é que te sentiste preparada para falar aqui sobre algo que é tão teu, é porque foi a altura 'certa'...
Eu acho que desabafar faz bem mas cada um tem o seu 'ritmo' próprio.
Espero sinceramente que consigas alcançasr os teus desejos e os teus sonhos :)
Beijinhos