sexta-feira, fevereiro 10, 2006

No amor vale tudo?
Vale andar com um homem casado?
Vale aceitar as mil desculpas para um divórcio que não sai?
Vale andar com um homem casado e com filhos?
Vale a mulher saber e não fazer nada?
Vale os filhos saberem e não fazerem nada?
Isto é tudo por amor?
A amante anda com o casado por amor.
A mulher não deixa o marido por amor.
Os filhos aceitam a situação por amor.
E quando parece que só em telenovela é que estas coisas acontecem, olhamos para o lado, e não está a passar no ecrã.
E eu não sei se a culpa é dos filhos, dos pais, da amante.
E eu não sei se goste dos filhos, dos pais, da amante.
E espero que o meu papel nesta peça, seja sempre um papel secundário, nunca queria estar no papel principal, e agora peço ajuda, se tivessem de estar nos 3 papeis o que fariam?
Eram amantes de um homem casado?
Ficavam casadas sabendo da existência da amante?
Aceitavam viver com os pais convivendo diáriamente com esta situação?

31 comentários:

Carla O. disse...

Que situação complicada!...
Sinceramente não sei o que faria... qualquer um dos 3 papeis, só passando mesmo por eles. Porque estas coisas são sempre mais complexas e dificeis quando somos nós a vivê-las na pele.
Sei que não ajudei nada... sorry...
Beijo grande
Carla e piscos

Night disse...

Por vezes o coração tem razões que a própia razão desconhece,
Só quem passa por elas é que sabe mas não deixa de ser uma situação estranha, beijinhos e bom fim de semana*

Sérgio Martins disse...

sim, por Amor vale tudo!

SusanaMama disse...

Só quando se passa pelas situações é que muitas vezes se pode fazer juizos de valor. Essa é uma delas....

Por vezes as pessoas acomodam-se às diversas situações, tudo para naõ ver abanados os alicerses que foram construidos numa vida.

Beijinhos
Susana

Mamã artesã disse...

Já tive uma situação dessas. Já namorava há 6 anos (e pensava casar nesse ano), quando soube que o meu namorado tinha outra (ele estava na Suíça há 4 anos). Acho que tens razão e que, por amor, vale tudo porque eu estava na disposição de aceitá-lo de volta e a esquecer toda aquela situação. Mas parece que ele gostava mais dela do que de mim e até acho que foi melhor assim. Quanto aos outros papéis... só mesmo passando por eles.
Joquinhas e resto dum bom Domingo
Sofia

Jolie disse...

Olha, se era capaz de andar com um homem casado, acho que posso responder sem problemas: NÃO... sem contar com o homem casado com que ando actualmente, mas esse não deve contar, pois está casado comigo... :p

Se era capaz de continuar casada sabendo que o meu marido tinha uma amante, a resposta dependeria de vários factores: de como eu descobria, se ele acabasse com a amante, etc... acho que aqui não tenho uma resposta segura...

A resposta a, se era capaz de viver com os meus pais sabendo que um deles tinha uma amante, também dependeria de vários factores: da minha idade, se era independente economicamente dos meus pais e do clima em casa.

E quem acha que a realidade não supera a ficção em tanta coisa... anda no mundo da lua!

Beijos

Margarida Atheling disse...

Não, não vale!
Acho que não; quando começa a haver mentira agregada, não vale.
Mas isso é o que eu acho; não sei.

Ou, se calhar, no amor vale mesmo tudo. Até abdicar de alguém de quem se ama.
Acho que não conseguiria ter um caso com um homem casado, por mais que o amasse. Pois, porque não posso garantir que nunca me apaixonarei por quem não deva; no coração não mandamos, mandamos apenas nos nossos actos.

Beijinhos!

jgp disse...

Olá Tânia vim retribuir a visita, tardiamente, eu sei.
E eis se não quando me deparo com este teu "dilema". Em qualquer uma das situações acho que só quem está lá no momento a viver aquilo e a sentir na pele é que sabe.
Sei que não é uma ajuda para ti, mas é o que penso.
Bjs

Ana disse...

Que situação dificil, só vivendo, mas de uma coisa eu tenho certeza ser amante não era, pq amo demais o meu maridinho.

Joquinhas

Miragem disse...

Esta é dificil, cada caso é um caso.
Eu não tenho feitio para estar em qualquer um dos três papéis. Porta da rua, serventia da casa.
Contudo, por amor, vale estar com um homem casado, vale não separar sabendo que há outra, vale perdoar um pai. Acho que só não vale trair por amor.

Ana Luísa disse...

Sabes, nem sei o que dizer pois só vivendo estas situações é que se pode falar nelas... De fora tudo parece 'incrível' mas lá 'dentro' os sentimentos são diferentes...
O mais importante era que ninguém sofresse por Amor mas isso é muito difícil neste caso...
E a culpa? A culpa acho que não é de ninguém... A 'culpa' é do que passa pela cabeça e pelo coração de cada um...
Nenhum destes 'papéis' é fácil de gerir.
Resumindo: não sei! he!he!
Beijinhos

Mamã disse...

Ui...
Só quem passa por uma situação dessas é que sabe. Só te digo que num amor verdadeiro vale tudo!

Bjs

Pensadora disse...

Fui uma dessas personagens durante algum tempo. O meu ex-marido teve uma amante, confessou-mo numa noite a chorar (eu nunca desconfiei de nada)com a consciência pesada. Por amor, porque o amava muito, aceitei a situação, durante alguns meses tentamos aguentar o casamento,aguentei coisas que ainda hoje não sou capaz de contar a ninguém, mas ele não conseguiu desligar-se da outra pessoa e eu não consegui manter-me numa situação que me "matava" de dia para dia.
O casamento acabou no dia em que ele mo confessou, apesar de ter levado vários meses a ver e aaceitar a verdade.
Se seria capaz de ser a amante? Nunca. Seria incapaz de fazer sofrer alguém como sofri (atenção que já pensava assim mesmo antes de se passar comigo).

http://omeumar.blogspot.com

Mariazinha disse...

Em 1 Lugar quero agradecer as tuas palavras de carinho no meu cantinho..

Em relação ao teu post desculpa mas não sei o que comentar só sei dizer k não consigo ver em nenhuma das situações...

Mariazinha

Clara disse...

Não me identifico em nenhuma delas (q eu saiba) mas definitivamente não sei que faria se qcontecesse. não sou de estar/ficar calada. Mas já ajudei alguém assim, por força maior (uma gravidez). Mas até hoje não me entra muito bem na ideia, fazer o quê... começa a ser tão comum...

Bjos

Ana Santos disse...

Como diz a amiga Carla.O só mesmo passando na pele para puder responder.
E claro muitas vezes o amor é cego e não vemos a situação tal é a cegueira, mas bom é amar e ser amada.
Beijinhos
ana e tesourinho + anjinho

AnaBond disse...

olha... já aprendi que não julgo ninguém porque não sei o que faria.

a ideia que tenho é:
não, não andaria com um homem que eu soubesse que era casado, desde que as coisas entre o casal ainda 'rolassem'. até porque podiam ser casados, mas já nada haver entre eles (há coisas muito complicadas que desconhecemos).
mas bottom line, não creio... não queria andar com um homem que ainda morasse com outra mulher, bem casados ou não.

se ficava casada sabendo de uma amante? penso que definitivamente não! não conseguiria mais confiar, e isso para mim já é meio caminho andado para a desgraça... mas não costumo dizer que desta água não beberei.

se aceitava viver com os pais.... acho que me iria custar a engolir. os pais são 'intocáveis' e quer queiramos quer não, custa muito.

mas há sempre muitas variantes, e isso muda de caso para caso.

Rj disse...

Sim, o Amor vale tudo mas o Amor que temos que sentir por nós, não pelos outros. Se te sentires bem com as tuas decisões os outros só têm é que compreender.

Ivone Medeiros disse...

Não gostaria de passar por nenhum destes três papéis.
:)

Musa disse...

Aprendi uma coisa muito importante nos últimos tempos: nunca julgar os outros pelas "aparências", nunca achar que sei o que é melhor para eles e que conheço todas as incógnitas da equação. Nunca...
Não estou a dizer que é isso que estás a fazer, note-se, só digo que EU não sei responder às tuas perguntas.
Beijinhos e boa semana,
Musa

António disse...

Boa pergunta e interessante a variedade de respostas.
As pessoas não são, de facto, todas iguais.
Felizmente!

Obrigado pela visita.

Beijinhos

Avó do Miau disse...

O amor não magoa!
Na paixão é que vale tudo!
Esta é a minha opinião.
Beijinhos e quando quiseres vem visitar-me!

Ana F. disse...

Este comentário peca por tardio, mas lá vai:
Quanto a andar com um homem casado, não, nunca o faria. Isso seria trair-me a mim mesma e aos meus próprios princípios, ainda que amasse loucamente esse homem.

Se suportaria a situação de o meu marido ter uma amante...Não sei ao certo. Uma coisa sei: a minha relação com ele nunca mais seria a mesma. Perdoar...até poderia perdoar, porque fraquezas todos têm. Continuar com ele, é que duvido.

Se me visse confrontada com o meu pai ter uma amante...Pois, exigir-lhe-ia que clarificasse a situação a bem de todos: ou ficava com a amante, ou com a minha mãe. Estar nesta do "fingir que nada se passa" e aceitar esta situação degradante...é que não aceitaria, de todo.

Anónimo disse...

Complicado, mto complicado, de facto.
Beijinhos

kikas disse...

Ao contrário de muitos comentários anteriores eu acho que no Amor não vale tudo, como em tudo na vida, há limites...viver com a mulher e a amante com conhecimento de causa de todos os intervenientes supera-me completamente e mexe muito comigo, tirando-me mesmo do sério (nem imaginam o alarido que foi nesta sala com esse tema em debate, já estava completamente revoltada com a situação :-(
Acho que todos temos o direito de nos apaixonar, e nem sempre o fazemos pela pesssoa certa, o que temos OBRIGATORIAMENTE de fazer é respeitar a pessoa com quem partilhamos a nossa vida até encontrar essa pessoa tão especial e pormos um ponto final nessa relação para arrencar para uma próxima!!!!
beijocas
kikas

Anónimo disse...

Neste assunto sabes que posso falar por experiencia própria... quando nós sabemos que a mulher dele não vale nada, que não o faz feliz, q ele se sente triste e infeliz na altura que nos deixa para ir para casa e ter de aturar a mulher, que a mulher o tentou atropelar com a filha de meses dentro do carro com ela, quando sabemos que nós é q somos importantes para ele, que é a mim quem ele ama, que é a mim que ele liga para dar as boas e más noticias, que é a mim que liga para passear na praia, ir passar fins de semana na neve, e que qdo esta comigo se sente feliz e me faz feliz, sim...faz-se tudo por amor.
Apesar das coisas terem acabado mal, para as 3 pessoas envolvidas (eu, ele e a mulher dele- pq ficamos os 3 sozinhos), ainda o amo e foram os 2 anos mais felizes da minha vida. Nunca vou voltar a amar assim e sei que nunca mais ninguem me vai amar com a mesma intensidade. Sei que ele ainda me ama e se me perguntarem se o tempo voltasse atras, voltava a fazer tudo na mesma. Porque um amor como o que vivemos os dois, não se pode desperdiçar, independentemente das pessoas q estão envolvidas... Já nos separamos ha quase 5 anos e só eu sei o que sinto e o q ele sente quando nos cruzamos...vai ficar um amor para toda a vida, e quem sabe, se depois de 5 anos separados, e como estamos sozinhos desde essa altura, nos voltamos a amar com a mesma força???
Sim, por amor vale tudo. Para felicidade de uns, infelicidade dos outros. Beijinho mani

Miúda disse...

Pois eu sei q existe e muito. No papel na outra, não sou eu, no do marido (ou mulher) com amante, idem, seguramente. No de esposa... ou terminava assim q soubesse e se a opção não fosse eu, ou era mto diferente do q sou.
Reconheço o amor e n critico ninguem, ele,o amor, nada escolhe, mas acho q ainda podemos ser nós a escolher. (Enfim, nunca passei, lê isto como se de disparates se tratasse.)

Anónimo disse...

Isso não é Amor.. é Dependência!

Bjs

Anónimo disse...

em especial para a "Eu" tive um "caso" com um homem casado durante 7 anos, nao sei se posso chamar caso, ele apresentava-me como namorada...jantava comigo todos os dias de segunda a sexta e passava o sabado comigo, o domingo era para a familia mas passavamos o dia a trocar sms's, trocava comigo as más e boas noticias profissionais e por ai fora, acabou este mês...acabou porque ha um ano que a esposa descobriu e tudo se manteve exactamente igual...sempre pensei na esposa e no quanto ela poderia estar a sofrer mas acredita numa coisa durante estes 7 anos fui muito feliz com ele mas poucos os dias em que não chorei, não escolhi amar este homem como a minha propria vida, e hoje estou longe dele e continuo a chorar todos os dias e sei qu o vou amar durante toda a minha vida...

e sim eu tb sou daquelas mulheres que sempre disse que ser amante nunca

beijos e façam o favor de serem felizes

Anónimo disse...

Complicada a situação....
Ha 4 anos em casa passei pelo papel de filha... é duro ver sua mãe saber de tudo e sofrer muito.... Pois meu Pai se apaixonou muito por uma mulher da minha idade , pense... Minha mãe é muito castra e nunca largou ele ... Passa por isso desde o inicio do casamento... Meu Pai e ela, se veem ate hj, qdo meu pai viaja ... a melhor parte e que ela mora em outra cidade, ou pior parte , pq por conta disso nao tem coragem de se separar, acho não sei ... Por mais magoa que tenha, não o culpo pois tem coisas que o coração faz que nem nos msm entendemos...
Hoje me pego em outro papel...
Descobri que meu suposto namoradao é casado há 14 anos ...ele nao sabe que sei, da verdade, e ainda não decidi o que farei... Gosto dele, sou louca por ele mas, so de pensar agora que qdo ele vai pra cidade dele e pra ficar com outra mulher e filhos... não sei o que fazer...

Anónimo disse...

Mas uma coisa é bem clara...
Largar um casamento estavél tenho pela conciencia que homem nenhum faz a não ser que a mulher faça ao descobrir ou se apaixone por outro homem....