quinta-feira, março 09, 2006

Foi ao atender uma cliente que acaba de ser avó que reparei o quanto injustas às vezes somos com as sogras.
Nasceu-lhe a primeira neta do seu único filho, é natural que esteja orgulhosa, e queira mimar a menina, quando foi ter comigo à loja a menina tinha 2 dias, e ela já tinha imensas fotografias.
Eu brinquei com ela e disse :
Coitadinha da nora, única nora ... já tem tantas fotografias da menina?
Ela - Tenho 200 no computador! É tão linda não é?
Eu - É linda é, mas é uma avó à maneira fotos no computador e tudo ...
Resolvi perguntar como é que ela se estava a dar com a nora. Apesar de não tirar o sorriso da cara que a caracteriza, disse:
A minha nora não me quer deixar pegar na menina, para não a habituar ao colo ... mas olhe Tânia, assim que ela virou costas peguei! Ela como queria que a mãe dela pegasse na menina, quando viu não me disse nada.

Eu sei que sou uma pessoa tendenciosa e que fiquei com pena dela, sei que não é comigo ... mas custa-me ver, porque tenho visto bem mais de perto, as pessoas naõ serem assim tão justas com as sogras.

No outro dia acabei por repreender a minha cunhada, por parecer um urubú, à volta do filho quando chegou a sogra, segredei-lhe que deixasse a sogra dar o biberon ao menino, e não é que ela põe o menino no meu colo?
Não era eu que ia passar o miúdo à sogra dela claro, mas assim que a senhora se fui embora tive de lhe dizer que ela podia ao menos não mudar de feitio assim que a sogra entra lá em casa, e que secalhar não lhe custava nada deixar a avó dar o biberon, ou dar um banho (a senhora tomou até à bem pouco tempo conta de crianças).
As minhas cunhadas disseram assim um pois, pouco convencido, e eu apenas lhes lembrei que a mãe delas é que é a minha sogra e elas não iam gostar de ver fazer o mesmo com a mãe delas.
Eu sei que não ia gostar de ver fazerem isto à minha mãe. ( Deve ser por isso que a minha mãe só teve meninas, é a sogra boa, hihihi)
Ás vezes não deve ser nada fácil, com a nossa mãe é sempre diferente, podemos dizer certas coisas sem ela ficar ofendida, mas não custa tentar ser um bocadinho mais imparcial.

31 comentários:

Carla Santos Alves disse...

Em relação ás sogras...quem vai no convento é que sabe o que lá vai dentro...há algumas que se fazem de boazinhas e não passam de uma viboras...só não atacam quando não conseguem!

mas...a minha mãe é uma excelente sogra...é como mãe!
Bjs

Carla

Musa disse...

Ai, os atritos entre noras e sogras: tão velhos como o Homem e nunca os entendi bem...
Beijihnos!
Musa

NaRiZiNHo disse...

:) Eu considero-me uma felizarda! A minha relação com a minha sogra é fantástica, somos muito amigas! Bem sei, ninguem acredita mas pronto...a minha mãe, é uma paz de alma, também é uma excelente sogra, não massacra a nora nem o genro, :) só quer sossego :P. Bjs

Jolie disse...

Olha isto dá pano para mangas... enfim.

Fico à espera para ver como te sais... :p

Beijos

Miúda disse...

Ah, Carla... A razão q tens, e Sandra... Ah, pois. Cá estaremos, a ver! :)
Com a menina até me vou entendendo, mas ele há coisas!!!!

Night disse...

Gostei do que li, mostras-te uma pessoa com um coração puro, acho que sim, que se deve ser imparcial, beijinhos*

Mamã Dora disse...

Enfim, são sogras...

kikas disse...

Bom eu acho que as injustiças com as sogras, não tem nada a vêr com ter filhos ou não ter, porque mesmo sem filhos, as noras têm sogras, certo?
No meu caso a minha sogra não massacra em relação à Joana e nunca foi proibida de pegar na criança, os avós quer maternos quer paternos são tratados por igual em relação à Joana, pois são todos avós da mesma maneira!
Quanto a mandarem palpites sobre a neta, o que veste, o que come, a educação, e tudo o que lhe está inerente, não sinto qualquer pressão de nenhum lado (nem do meu marido ehehehe!)!
Agora vou conhecendo casos que são muito más, blá, blá, blá, metem o "nariz" em assuntos dos netos, mas na hora da verdade, ou seja, quando precisam lá estão elas (noras) a ir deixar os netinhos à avó!!!

Mariazinha disse...

Olá

este tema tem mto que se lhe diga mesmo é bastante dificil discuti lo ....

beijoca

Mariazinha

Miragem disse...

Eu não gosto (é forte, mas verdade não gosto!) da minha sogra. Contudo tento ser o mais justa possivel...

Ana disse...

Olha eu não me dou muito com a minha sogra, mas o meu marido esta muitas vezes com a minha mãe e dão-se bem, tem é vezes que ele tb se passa, sabes a minha mãe tem a tendência a dar mas manda sempre a cara e isso as vezes eu tenho de dar razão ao meu maridinho...mas cada um sabe de si, ninguém é perfeito.

Joquinhas

LP disse...

Eu, que vou ser sogra (espero!) daqui a uns, acho que tens IMENSA razão!

Ana Luísa disse...

Pois é, a nossa mãe pode fazer sempre tudo que não nos chateamos...
Quanto às sogras, gosto e dou-me bem com a minha até porque ela "só" tem mais 20 anos do que eu e temos gostos comuns (música, roupa, etc)...
Já a avó-sogra acho que seria mais 'complicado' se fosse sogra a 100%...
BJS
(PS: respondi no blog, nos comentários, à tua dúvida sobre as semanas, se quizeres ir lá ver).

Anónimo disse...

OLÁ
É VERDADE, POR VEZES AS SOGRAS N SÃO ASSIM TÃO MÁS, AS NORAS TB N FACILITAM A COMUNICAÇÃO ENTRE ELAS!
BEIJOKAS
CATARINA E JOÃO

Anónimo disse...

Eu considero-me tolerante mas este tema dá pano para mangas...
Bjs

Kikee disse...

Estás carregada da razão, gostei de te ler.

Obrigada pela tua visita ao Kami e espero ver-te por lá muitas mais vezes :)

Beijinhos

stardust disse...

Acho q tens razão... A verdade é que nós podemos um dia vir a ter noras... E então saberemos dar valor.

Eu n tenho problemas c a minha sogra, até tenho mta pena dela pq teve 3 filhos homens, e cmo nós sabemos (na maior parte dos casos), os filhos n ligam nada à mãe. Por vezes penso na velhice dos meus sogros... Enquanto q nós mulheres se os nossos pais precisarem de alguma coisa vamos logo a correr... Se forem os sogros...

Enfim... Uma discussão interminável!!

Beijo e bom fds

Clara disse...

Há de tudo, mashá quem fique rotulado sem hipótese. E andam aí boas sogras, pena q a minha não seja 1 delas, ao menos não mete o nariz.

beijocas

Anónimo disse...

depende das sogras...
jcas
vera

Anónimo disse...

Ainda bem que não tenho sogra...heheheh...mas se um dia tiver, não sei se é ela que me vai dar cabo da cabeça...ou se sou EU!!!!

Beijinho

Anónimo disse...

Ainda bem que não tenho sogra...heheheh...mas se um dia tiver, não sei se é ela que me vai dar cabo da cabeça...ou se sou EU!!!!

Beijinho

carla disse...

Não vou comentar, somente te posso dizer que a relação com a minha vaimelhorando muito devagar!!

Beijos

A Horta Encantada disse...

Acho que tens toda a razão!

Mãe Bisnaga disse...

Pois é... mas que há sogras que merecem, há! A ultima dos meus foi que não consideram o Kyle da familia já que não o veem muitas vezes (resposta ao comentário pela milésima vez de que podiam telefonar mais vezes ou assim...) Portanto há casos em que não vale a pena...

Mas tambem fiquei com pena da crianca... o contacto fisco é tão importante... e não vai ser isso que os mima se os pais lhes derem educacão né? :(

Mamuska disse...

Este é um assunto que se passa mesmo em várias casas. As sogras são vistas como as más, mesmo quando não o são.
Beijosss

Lília disse...

Olá,
Obrigada pela tua visita pelo meu blog.
Já fiz a histero e correu muito bem, práticamente sem dores.

Quanto às sogras... bem não posso comentar muito porque não a cheguei a conhecer como pessoa. Faleceu 1 mês depois de ter começado a namorar e só a vi 1 vez, já nos hospital e já nem conseguia falar.
Mas tenho ouvido algumas história muito caricatas das sogras das minhas amigas... coisas que me levam a pensar se não serão elas que têm um limite de tolerância muito pequeno.
Por outro lado vejo a sorte que o meu marido e os meus cunhados têm em ter uma sogra como a minha mamã. Eles são como filhos para ela.

Um beijinho,
Lita

a mãe dos miúdos disse...

concordo tanto contigo

Carla O. disse...

Sabes, quando o Pedro nasceu vi-me a braços com esta situação. E só pensava 'um dia será contigo, já que és mãe de um rapaz'...
Acho que tens toda a razão. É inevitável que tenhamos mais confiança com as nossas mães, mas isso não deve servir para por de lado (a não ser que se tenham razões muito fortes) a avó paterna.
Adoro a minha sogra, é uma querida. Sempre que tenho consciência da situação ou que estarei a ser injusta tento inverter.
Beijos nossos

Avozinha disse...

Obrigada pela defesa das sogras, já que eu também o sou, de dois genros e uma nora. Com sorte, todas as mulheres viremos a ser sogras, não é?

Avozinha disse...

Ah! E esqueci-me de dizer: também me dou bem com a minha sogra!

Mamã artesã disse...

Há sogras e sogras...
Tanto digo bem, como digo mal da minha. Em 6 anos que tenho casa,nunca se dignou em ajudar-me em nada mas, em contrapartida, também não mete o nariz na minha vida como faz a minha mãe. Mas devo-te dizer que, tanto a minha sogra como a minha cunhada, irão pegar tanto no meu filho como me deixaram pegar na neta e filha, respectivamente. É que a miúda já era bem grande quando lhe pude pegar pela primeira vez. A minha cunhada nunca foi capaz de me perguntar se lhe queria pegar. E muitas mais coisas que se têm passado com a minha sogra que, se as fosse contar todas aqui, nunca mais acabava.
Joquinhas
Sofia